Marque seu exame

Colpocitologia Oncótica

A colpocitologia oncótica, também conhecida como preventivo ou exame de papanicolau, consiste em raspar com uma espátula e uma escova a área do colo do útero conhecida como JEC (junção escamo colunar).

A JEC é a junção dos epitélios do canal do colo do útero e da vagina. Dentro do canal encontra-se o epitélio cilíndrico ou glandular (que produz muco) e na vagina o epitélio escamoso (revestimento da vagina). Neste local ocorre a maioria dos cânceres de colo e das lesões pré-cancerígenas.

O objetivo principal do exame é o rastreio do câncer do colo do útero, mas também é possível analisar através deste algumas alterações bacterianas e fúngicas.

Após a “raspagem” com a espátula de Ayres e a escova endocervical, as células coletadas são colocadas em uma lâmina de vidro e fixado em solução com álcool. Essa lâmina é enviada ao laboratório de anatomia patológica, onde é avaliada pelo patologista para a emissão do laudo. Em muitos serviços, esse laudo segue direto para o consultório do ginecologista, para que ele o avalie e diga ao paciente o resultado. É muito comum no laudo o diagnóstico de uma área inflamada, que nem sempre significa doença mais complexa.

É de extrema importância entender que o preventivo tem como objetivo o RASTREIO (SCREENING) e não o diagnóstico.

Quando o resultado está alterado para bactérias e fungos, pode ser preciso fazer uma medicação oral ou vaginal e, após o tratamento, repetir a coleta do preventivo.

Nos casos de suspeita de HPV e câncer, é necessário realizar outros exames para confirmação diagnóstica, como a colposcopia com biópsia e a captura híbrida para o HPV.

CO TESTE

A ASCCP (American Society for Colposcopy and Cervical Pathology) recomenda a realização do “co testing”  que é a coleta do material cervical convencional descrito anteriormente e a coleta de material para detecção do DNA do HPV.

É fundamental otimizar o intervalo dos exames de rastreio de acordo com a idade do paciente e o resultado dos exames anteriores.

Abaixo, os quadros com as recomendações no rastreio do câncer do colo do útero:

  • Ministério da Saúde
  • ASCCP – Sociedade Americana de Colposcopia e Patologia Cervical
  • USPSTF – Serviços de prevenção dos EUA
  • ACS – Sociedade Americana de Câncer
  • ASCP – Sociedade Americana de Patologia Clínica
  • ACOG – Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia